Conheça os 5 vilões do Sorriso Branco

clareamento dentario zona sul

O sorriso é a verdadeira manifestação da felicidade, não é mesmo? É inclusive através de um belo sorriso que muitas paixões têm início, muitas amizades são conquistadas e até mesmo negócios são realizados.

 

Nesse sentido, é fundamental que os dentes estejam bem cuidados e não amarelados, pois tal tonalidade acaba passando uma sensação de falta de higiene para as demais pessoas.

 

Você chegou até o presente artigo porque deseja ter mais informações a respeito de como ter os dentes mais brancos? Como evitar que os dentes fiquem com essa coloração amarelada?  Então continue lendo o artigo e conheça os 5 vilões de um sorriso mais branco!

 

Em especial as pessoas que lidam com o público (artistas, balconistas, profissionais liberais, etc.) sabem como é importante manter o sorriso em dia e com aspecto de limpeza, ou seja, dentes brancos e hálito puro. Por isso, a necessidade de pontuarmos aqui alguns dos piores inimigos do sorriso.

 

Para facilitar o entendimento do presente texto, dividimos o assunto nos seguintes tópicos: a higiene bucal como princípio básico, listando os inimigos e considerações finais.

 

A higiene bucal como princípio básico

Pode parecer óbvio, tanto que nem listamos, mas não existe possibilidade de falarmos nos inimigos de um sorriso mais branco sem antes abordarmos um pouco sobre a importância da higiene bucal.

 

É evidente que uma boa escovação diária (ao menos três vezes ao dia após as principais refeições), assim como o uso do fio dental são essenciais para manter a higiene da boca e com isso minimamente neutralizar a ação de bactérias oportunistas.

 

A escolha de uma escova dental apropriada (o dentista pode lhe indicar uma), o uso de uma pasta de dente que privilegie a coloração dos dentes e a utilização de um bom enxágue bucal também são ações que ajudaram e muito na conquista de um sorriso mais branco.

 

Listando os inimigos…

 

O inimigo número 1: o cigarro

 

O cigarro não poderia deixar de ser o inimigo número um dos dentes! Suas propriedades tóxicas, especialmente a nicotina, são diretamente impactadas e absorvidas pelo esmalte do dente, trazendo em pouco tempo de uso uma terrível coloração amarelada à dentição.

 

Por isso, se a pessoa de fato desejar ter um sorriso mais branco, a primeira coisa que deverá fazer é abandonar por completo o hábito do cigarro. Independente do seu teor: suave, normal ou intenso.

 

O inimigo número 2: a dieta inadequada

 

Uma dieta desequilibrada também pode favorecer a coloração amarelada dos dentes, senão vejamos:

 

  • O uso excessivo do café durante o dia faz com que ocorra um desgaste do esmalte que reveste o dente, deixando-os amarelados.
  • Alguns chás bebidos de forma frequente também podem amarelar os dentes, tais como: o chá preto e o chá verde, pois a presença de um pigmento natural afeta a coloração original dos dentes.
  • O uso excessivo de vinho tinto também pode amarelar a dentição.
  • O uso excessivo de refrigerantes, até por conta do elevado índice de açúcar também pode retirar a cor banca dos dentes.
  • O excesso de fluor na água em que bebemos também pode ser um fator de amarelamento dos dentes.

 

Procure manter uma alimentação livre de excessos, optando sempre por alimentos neutros ou que favoreçam a cor dos dentes.

 

O inimigo número 3: medicamentos vilões

 

Esse inimigo é muito presente quando falamos no processo de descoloração dos dentes, contudo muitos remédios simplesmente não podem ser parados, fazendo com que os usuários tenham que aprender a conviver com essa realidade. Vale, portanto, o maior benefício.

 

Mas para título de informação os antibióticos estão no topo da lista dos medicamentos que alteram a coloração do dente.

 

O inimigo número 4: o envelhecimento em si

 

O envelhecimento também é uma condição que não pode ser esquecida. Quanto mais velhos ficamos a probabilidade de os dentes mudarem sua tonalidade aumenta, isso por conta de certos hábitos e principalmente por conta de mudanças químicas no corpo.

 

Além disso, também ocorre com o tempo um desgaste natural do esmalte do dente.

 

O inimigo número 5: desistir dos dentistas

 

Por fim, o ato deliberado de não visitar frequentemente o dentista também pode e deve ser listado como um dos vilões de um sorriso branco. Até porque determinados tipos de limpeza só podem ser feitos na cadeira do dentista, inclusive a remoção correta do tártaro.

 

Além disso, o dentista pode acompanhar o histórico do paciente e fazer orientações precisas de acordo com o perfil de cada paciente, fazendo com que a luta por um sorriso mais branco seja mais pessoal e por isso mesmo bem mais eficiente.

 

Visite regularmente seu dentista e, além de evitar outras complicações, mantenha sempre um sorriso como o dos artistas da televisão.

 

Considerações finais

 

Outras questões que independem da vontade do paciente também podem influenciar na coloração do dente, tais como as questões genéticas. Nesses casos também é aconselhável a orientação de um dentista para que esse possa fazer a devida análise do caso e indicar um clareamento dentário procedimentos que ao menos possam atenuar o problema.

Deixe uma resposta