Cirurgia e Traumatologia Buco Maxilo Facial

bucomaxilo facial

A Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial é a especialidade da Odontologia que tem como objetivo diagnosticar e tratar cirurgicamente, ou de forma coadjuvante, doenças, traumatismos, lesões e anomalias congênitas e adquiridas do aparelho mastigatório, anexos, e estruturas crânio-faciais associadas.

Ou seja, cirurgião bucomaxilofacial é o dentista especializado em tratar condições especiais de defeitos, traumatismos e alterações estéticas da boca, dentes, maxilares e da face.

A especialidade é indicada para:

Tratar doenças e tumores da boca

Corrigir anomalias faciais, como mandíbula ou maxilar desproporcional

Fazer enxertos para reposição de osso perdido ou atrofiado na boca

Realizar implantes dentários

Tratar casos mais complexos de reconstrução facial

Dores faciais e problemas de apneia do sono também estão dentro da área de atuação do Cirurgião Buco-Maxilo-Facial.

 

O Cirurgião Buco-Maxilo-Facial

Os cursos de formação em cirurgia bucomaxilofacial envolvem dois a três anos de dedicação, com grande parte dele sendo feita dentro de um ambiente hospitalar. Inclusive, muitos hospitais dentistas com essa especialidade no seu corpo clínico.

Dessa forma, o cirurgião bucomaxilofacial é o dentista que mais se relaciona com as diversas especialidades médicas, como otorrinolaringologia (ouvidos, nariz e garganta), cirurgia plástica, neurologia, ortopedia e traumatologia, anestesiologia, entre outras, estando habituado ao ambiente e rotina de atendimento hospitalar. Esse interrelacionamento com as demais especialidades da Odontologia é fundamental, proporcionando um atendimento completo e resolutivo ao paciente.

Muitas vezes, o cirurgião bucomaxilofacial que atua no hospital é o responsável pelo elo de ligação do paciente com atendimento odontológico tradicional, realizado fora do hospital.

 

Tratamentos especializados Bucomaxilo

Os cirurgiões bucomaxilofaciais tratam de pacientes que possuem problemas diversos, dos mais simples aos mais complexos, envolvendo os dentes e as estruturas da face.

A cirurgia buco-maxilo-facial é indicado para problemas relacionados com a perda aguda ou crônica de dentes, tratando pacientes que perderam dentes e os ossos de suporte, em decorrência de algum trauma, doença periodontal, tumor, cárie, tratamento de canal mal sucedido, fratura entre outras causas. Eles se beneficiam com um tratamento reconstrutivo da estrutura óssea e da gengiva para receber seus implantes com segurança.

 

Os cirurgiões também tratam de pessoas que são vítimas de acidentes com trauma na face, tendo inclusive treinamento adequado para o suporte básico de vida em situações de emergência. Além disso, oferecem tratamento de reconstrução dos maxilares e de implantes dentários, e cuidam de pacientes com tumores e cistos dos maxilares, além de problemas funcionais e estéticos das regiões bucomaxilofaciais.

Dentes do siso inclusos ou retidos e pequenos cistos relacionados aos dentes são exemplos de cirurgias dento-alveolares, aquelas mais comumente realizadas pelos cirurgiões bucomaxilofaciais.

Implantes dentários, enxertos ósseos, dores faciais, disfunção (barulhos, clicks) nas articulações temporo-mandibulares (ATMs) e a cirurgia ortognática (alterações na mordida e na posição do maxilar e da mandíbula, que resultam em problemas de mastigação, respiração e também da estética facial) são outros problemas que estão na área de atuação da cirurgia bucomaxilofacial.

Por ter um treinamento especializado em controle de dor e anestesia, o cirurgião bucomaxilofacial é um profissional apto a proporcionar o máximo de conforto e segurança ao paciente em um ambiente ambulatorial (consultório), podendo também atuar em ambiente hospitalar, quando necessário.

Faça seu agendamento aqui: