Dentista para Pacientes com necessidades Especiais

Dentista para pacientes especiais

A Odontologia para pacientes com necessidades especiais é uma especialidade um pouco nova, teve seu reconhecimento somente em 2001, e ainda há poucos profissionais especializados para atender essa demanda. Porém é importante lembrar que esse é um problema de saúde pública.

O consultório é bem semelhante aos demais, mas existe a necessidade de um espaço físico adequado, com rampa, portas especiais, corredores amplos e, algumas vezes, instrumentos odontológicos de tamanho diferenciado.

 

Quais os cuidados Odontológicos que se deve ter o Paciente com necessidades Especiais (PNE)?

Na odontologia os cuidados são os mesmos para todos os pacientes sejam ou não portadores de necessidades especiais. Mas, é claro que alguns PNE necessitam precisam de cuidados redobrados e mais atenção, de acordo com suas deficiências e potencialidades. Aqueles que têm dificuldade motora, por exemplo, precisam de ajuda de outras pessoas para realizarem higiene bucal.

Outros, que têm dificuldade de entendimento, precisam de instruções repetitivas de higiene, até que possam assimilar estas tarefas.

Por isso, é muito importante que o profissional se propõe a atender esses pacientes tenha um bom conhecimento das características e particularidades de cada indivíduo. Para essa finalidade, existem muitos cursos que capacitam o profissional para o tratamento odontológico.

 

Qual a necessidade real de realizar um tratamento odontológico em paciente com comprometimento severo?

Qualquer indivíduo deve ter boas condições bucais. Esse cuidado previne complicações na função de mastigação e deglutição, assim como evita focos de inflamação e infecção que causam dor e podem afetar outros órgãos, comprometendo a saúde geral do indivíduo.

 

Que tipos de cuidados os responsáveis devem ter para melhorar a condição bucal desses pacientes?

O primeiro cuidado básico, assim como para qualquer pessoa, é a higiene, principalmente após as refeições. E, quando necessário, é preciso use recursos especiais, como escova com adaptador, dedeiras, passa-fio etc.

Outro cuidado importante é referente à dieta, que deve se bem nutritiva e evitar alimentos ricos em açúcar e pastoso. Medicamentos com muito açúcar, salvo contraindicação médica, devem ser tomados junto com as refeições.

O uso tópico do flúor também deve ser usado diariamente, em pasta de dente, por exemplo.

Em que idade deve ser levado ao dentista?

Na erupção do primeiro dente, é recomendável ir ao consultório dentário para já ser feita uma analisada das  atenções e necessidades especiais deste paciente.

 

Quais as possibilidades de um PNE ter dentição normal?

Apenas alguns PNE com certas características especiais (síndromes) apresentam alterações de forma e número dentário. A maioria tem dentição semelhante a outros pacientes, que pode ser normal ou anormal, segundo suas características genéticas ou adquiridas.

 

Um PNE com fissura palatina, operado com 7 meses, e depois com 5 anos, quais são as probabilidades para sua dentição permanente?

Todos os pacientes com fissura palatina devem ser acompanhados por cirurgiões, ortodontistas e fonoaudiólogos entre outras áreas da saúde. Existe alteração de posicionamento dentário, principalmente nos fissurados totais, em que a fissura palatina se estende até o lábio.

Se tratados precocemente desde os primeiros dias de vida e orientando a forma correta da amamentação os problemas diminuem.

 

Quais os problemas bucais mais comuns?

Os problemas mais comuns em pacientes especiais são a cárie e a doença periodontal, sendo esta última muito decorrente de problemas medicamentoso (anticonvulsivantes).

Pacientes que apresentam distúrbios neuropsicomotores podem acarretar problemas sérios de oclusão (dentes tortos ou mal posicionados), decorrentes principalmente da hipotonia muscular (flacidez) que leva a alterações na relação maxilomandibular.

Além de pacientes com necessidades especiais, o dentista especializado também é capacitado para atender pacientes com doenças sistêmicas graves, doenças infecto-contagiosas, etc.

Faça seu agendamento aqui: