Prótese Dentária

Prótese Dentária - Vila do Sorriso

A prótese dentária fixa ou removível, os chamados dentes postiços, podem substituir um, dois ou até todos os dentes da boca. Elas repõem ou restauram o dente, por meio de confecção de próteses fixas, removíveis, flexíveis, etc.  E é um tratamento urgente para repor o dente perdido e auxiliar a reabilitação bucal, em todas as suas funções: mastigação, fonética e estética.

São dois os tipos de prótese dentaria na zona sul, que podem ser total (cobrir todos os dentes) ou apenas parcial (substituindo alguns dentes faltantes):

  • Prótese removível: o paciente pode remover a prótese quando precisar, para dormir ou higienizar, por exemplo.
  • Prótese fixa: é aparafusada ou encaixada em um dente natural ou em implante dentário.

 

Para cada situação, um tipo de prótese é mais recomendado que a outra, sendo o dentista responsável por analisar cada situação e sugerir o tratamento mais adequado.

 

Prótese dentária fixa

Cumpre a função de substituir, de forma fixa, um ou mais dentes que foram perdidos ou extraídos da boca. É o tipo que mais se aproxima da estética e da funcionalidade dos dentes naturais, muitas vezes chamados de dente de porcelana.

Tipos de prótese dentária fixa:

  • Coroas: a prótese mais comum realizada nos consultórios dentários. Prepara o dente para receber um tipo de “capa” ao redor dele.
  • Blocos: ocorre a preservação de uma parte maior do dente, causando menos desgaste. Restaura apenas uma parte do elemento dentário.
  • Ponte Fixa: semelhante às coroas, porém existe a perda de elemento dentário. Portanto, para que a substituição ocorra, os dentes vizinhos devem servir de suporte para a prótese.
  • Prótese fixa sobre implante: fixada sobre um implante dentário e não em um dente natural.

 

Quando há necessidade de apenas poucos dentes e não se pode fazer implantes dentários para ancorar o novo dente, as próteses fixas parciais usam os dentes remanescentes como pilares para a colocação da estrutura.

 

Prótese dentária removível

Conhecida popularmente como dentadura, a prótese removível é mais indicada para pacientes que perderam todos os dentes ou a maioria deles. Trata-se de uma estrutura móvel que substitui os dentes perdidos por dentes de acrílico, seguindo o formato, a cor o tamanho dos dentes naturais de cada paciente.

É uma prótese de fácil instalação e manuseio, apesar de muitos pacientes se sentirem inseguros com a possibilidade de cair ou mesmo perder a prótese. Entretanto, ela é feita no formato perfeito para cada arcada e oferece poucos riscos de queda.

Quando ainda poucos dentes remanescentes na boca, eles são extraídos para a confecção da prótese total removível.

 

Prótese dentária flexível

Foi desenvolvida como uma excelente alternativa para as próteses removíveis ou dentadura e é indicado para substituir um ou mais dentes. Utilizando uma resina flexível, não existe o uso de grampos metálicos e outras estruturas que são necessárias nas próteses tradicionais, mas que comprometem a estética e são pouco confortáveis.

É mais confortável, melhor adaptável e menos alérgica, por isso, recomendadas com mais frequência para pacientes idosos, cumprindo o papel de uma prótese provisória em casos de reabilitação.

O material facilita a translucidez, já que simula a cor natural das gengivas e dos tecidos.

 

Prótese dentária de silicone

As próteses de silicone são flexíveis, simples de colocar, mais confortáveis e com processo de adaptação muito mais fácil. É indicada para substituir poucos dentes, pois como é flexível e maleável, se move com facilidade na boca.

Esse tipo exige maior cuidado com a limpeza e a higiene, já que o silicone tende a juntar mais sujeira em relação aos outros modelos. Além disso, tem uma durabilidade menor, durando mais ou menos de 1 a 2 anos.

Com grampos ou ganchos com tonalidade semelhante a dente ou da gengiva (dependendo de onde será colocado) a implantação fica com aparência mais uniforme, dando a impressão de que não se trata de prótese dentária.

 

Conclusão

Além de prejudicar muito a estética, a perda de dentes na boca pode prejudicar a mastigação e a fonética do paciente, provocando também a movimentação dos dentes remanescentes e a reabsorção óssea, entre outros problemas.

Infelizmente muitos pacientes não buscam prótese dentaria no Grajau com receio de ter que arcar com um alto valor de tratamento. Entretanto, ao fazer isso, eles ignoram o fato de que adiar a colocação de uma prótese pode agravar os problemas, encarecendo cada vez mais o tratamento.

O preço prótese dentaria vai variar de acordo com o tratamento indicado e com a prótese que será utilizado.

Ainda com dúvida?

Ligue agora mesmo: (11) 5931-9074

Faça seu agendamento aqui: