Curiosidades

MITOS E VERDADES SOBRE DENTES SAUDÁVEIS:

Não. Se ela está sangrando é sinal de que precisa ser observada. Pode ser desde um pequeno ferimento causado pela escova ou fio dental usados de maneira inadequada, até o acúmulo de bactérias causadoras de inflamações.

Na maioria dos casos pode ser sabuna, uma placa cheia de microorganismos e restos de alimentos que pode levar a inflamação ou infecção por fungos.

Não. Porém, toda ferida na boca que não cicatriza em até 10 dias ou que reaparece no mesmo local com frequência tem que ser avaliada por um cirurgião dentista.

Com o tempo, os dentes  sofrem um desgaste do uso e da má conservação. Podemos dizer que os dentes também envelhecem e o amarelamento é uma das características do envelhecimento.

Isso depende muito de qual é a indicação e da qualidade da higiene oral do paciente. Devemos saber que uma restauração de resina bem cuidada dura em média 5 anos enquanto a de amalgama dura 20 anos.

Não se sabe exatamente qual é a causa das aftas, mas os estudos mostram que estão ligadas a queda da resistência e alimentação ácida.

O indicado é que sejam trocadas a cada 5 anos, a fim de acompanhar mudanças anatômicas que a boca sofre durante anos. Próteses mal adaptadas (encaixadas) são grandes responsáveis do câncer bucal.

Quando definitivamente estes dentes não têm como ser tratados. Atualmente, existem muitas técnicas que permitem a recuperação desses dentes. A extração só é feita em último caso.

Vinho tinto, café, chás pretos, beterraba e todos os alimentos ricos em corantes artificiais, como por exemplo coca cola, sucos em pó, entre outros com pigmentação escura.

Em casos menos severos sim, mas na maioria ela é um fato recorrente que pode ocorrer por conta da ingestão de alguns tipos de alimentos, como os ácidos, por exemplo. Entretanto, a sensibilidade pode ser controlada com alguns cuidados diários.

Sim, estes alimentos agem de forma corrosiva na estrutura do esmalte, retirando parte de seus minerais, fazendo com que ele se torne fraco, sem brilho e susceptível a cárie.

Evitar alimentos ácidos em excesso e manter a boca o maior tempo possível limpa, pois isso influencia no PH bucal. Em alguns casos, é preciso identificar quais alimentos causam a hipersensibilidade e usá-los com moderação ou até mesmo evitá-los.

Deixe uma resposta